
A maior qualidade de Volver é sem dúvida Penélope Cruz. LUMINOSA E LINDA. Creio que nunca a vi tão bem num papel, ou tão bonita. Mas na verdade eu não gostei muito do filme e digo sem a menor culpa ou crise de consciência porque eu acho Almodóvar genial, e quando eu digo que não gostei muito não significa que não possa ser o melhor filme do ano. Não gostei de como as mulheres lidaram com o abuso sexual. E acho que ele esteve muito distante de fazer uma catarse com um tema que é meio a "cara" dele. Primeiro, as cores são genias e tal, o xale xadrez... Mas qualquer um sabe que ele faz isso bem. Depois, o lance da ética católica, e eu gosto da marcação da ética católica justamente porque a protestante que venceu, com os chatérrimos norte-americanos e os insossos ingleses. Tem um lance de que é de NINGUÉM chamar a polícia. Muito bem sacado porque não comete o desatino de querer induzir uma nova moral. Apenas nos mostra o que já houve antes disso. Havia honra e vingança. A resolução do conflito se dá da única forma POSSÍVEL. Tem a culpa da mãe, que acaba indo cuidar da filha da mulher que ela matou durante a vingança. E isso, achei católico também. Culpa e dívidas morais. Melhor cena: Raimunda (Penélope Cruz) limpando o sangue e parecia que ela estava lidando com menstruação. Alguém já disse: Quem sabe mexer com sangue são as mulheres, que se livram dele todo mês. Genial também a preferência pela morte e ocultação do cadáver, melhor isso do que lidar com o tema em qualquer nível. A Penélope Cruz perdoa a mãe porque ela botou fogo no pai e pronto, e é aí que eu não gostei muito, não é só isso, né? Há desdobramentos com o abuso. E isso está tão bom e claro em Má Educação. No Volver ficou devendo. Desviou mesmo. E ele NUNCA desvia de nada, por que foi desviar disso? Não é tão simples assim. Você sofre abuso e enfia a cara no trabalho ou alguma coisa que me escapou. Ninguém vai surtar não? Mesmo a mãe da Penélope. A gente só conhece a mulher pós-surto. Enfim, é só uma opinião mesmo. Não foi o soco no estômago que Má Educação foi. Primeira vez que saio de um filme dele sem aquela impressão de que é o melhor filme que eu vi na vida. E eu acho que a discrepância entre a trajetória do Inácio e da Raimunda não diz, como nos outros filmes, coisas sobre o universo feminino e masculino. Parece que ele ficou com dó da Raimunda. E aí não, né?
ludelfuego 5:29 PM